Mestre Ramos, iniciou na capoeira aos 15 anos no Rio de Janeiro com Mestre Cauã (1973 -1976), mais tarde passou a treinar com M. Paulo Morfacto (1976 - 1979) quando este faleceu.
No final de 1979 conheceu o Grupo Senzala, onde começou a treinar com M. Toni Vargas e posteriormente, devido a uma pausa que Mestre Toni deu no seu trabalho de capoeira; Mestre Ramos passou a treinar com Mestre Peixinho com quem veio a se formar Corda vermelha em 1990. Em 1992 juntamente com um grupo de professores formados por Mestre Peixinho (Mestres Feijão; Abutre; Arrruda e outros que já não pertecem mais ao grupo), fundaram o Centro Cultural Senzala de Capoeira, hoje atua na Sede do Centro Cultural Senzala de Capoeira – Clube Copaleme - RJ e mantém um trabalho social desde 1993 em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro; coordena centros de capoeira em Minas Gerais; Cuiabá , Campinas, Belém do Pará e em outros países como Estados Unidos, Itália, Espanha e Eslovênia.
Mestre Ramos viaja regularmente para a Europa e Estados Unidos, participando de encontros de capoeira e organizando seminários em diferentes centros de capoeira, como na Universidade Princeton e Universidade de Durham, Carolina do Norte, EUA, onde dá aulas de capoeira, ritmos de samba de roda, samba, capoeira, e ritmos populares, deixados por nossos ancestrais.
Desde 2004, Mestre Ramos realiza e coordena o evento Intercâmbio Cultural Roda Mundo Capoeira, com a participação de diversos mestres de importância no cenário internacional da capoeira.